A seguintes imagens descrevem as várias etapas no processo de representação cartográfica até à obtenção da imagem final: mapas onde serão refletidas as semelhanças/diferenças
entre as várias regiões obtidas com base na representação dos polígonos. Trata-se de uma representação de informação espacial dos dados, permitida pela tecnologia GIS, uma técnica de visualização simples e que nos permite descobrir padrões de comportamento e relacionamento nos dados entre si.
1 – Da esquerda para a direita: ficheiro em formato txt com as medições de frequência fundamental , duração e energia das vogais; script efetuado em matlab que permite a comparação das medições em todos os ficheiros .txt em ambiente matlab.
2 – Imagens com base na utilização de software de sistemas de Informação geográfica para a implementação e criação da camada inicial (primeiras 2 imagens); colocação dos pontos geográficos para identificação dos locais de amostragem, dando origem ao diagrama de Voronoy.
3 – Representação final do mapa de Portugal Continental refletindo os pontos e os polígonos obtidos. Resultado da correlação para os enunciados afirmativos e interrogativos representado pelas diferentes tonalidades do azul. Essa correlação é representada pelo dégradé da cor, tendo como ponto de referência Aveiro – Beira Litoral.