Alberto Goméz Bautista

e-mail: agbtrad@gmail.com

Alberto Gómez Bautista, Doutor em Filologia Românica (Universidade Complutense de Madrid), licenciado em Filologia Portuguesa (Universidade de Salamanca). Foi leitor MAEC_AECID na Universidade de Aveiro. Atualmente, professor adjunto convidado no ISCAL (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa), professor de espanhol do Instituto Cervantes de Lisboa e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

É membro integrado do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC), onde desenvolve investigação do Grupo Variação Linguística, sendo membro dos projetos AMPER-POR ,  AMPER-MIR e Cartografia da Variação Linguística.

Colabora no Projeto Contacto e Cambio Lingüístico en Galego (Ministério de Economia e Competitividade de Espanha e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER).

O seu trabalho como investigador centra-se ainda na linguística, na sociolinguística, na tradução e nas literaturas das línguas românicas. Autor de vários artigos, capítulos de livros e da monografia Breve introducción a la historia de la literatura mirandesa.

É autor de vários artigos, capítulos de livros e da monografia Breve introducción a la historia de la literatura mirandesa que contou com o apoio para a pesquisa de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

CURRICULUM VITAE